DOÇES CONVENTUAIS DE AROUCA
A doçaria de Arouca é uma doçaria requintada, confeccionada inicialmente pelas freiras do Mosteiro de Arouca, a sua continuidade foi preservada por passagem familiar até ao presente.

Os Doces Conventuais de Arouca são doces requintados, confeccionados inicialmente pelas freiras do Mosteiro de Arouca, a sua continuidade foi preservada por passagem familiar até ao presente.

Fiel depositária de toda uma tradição doceira que remonta a atividade das laboriosas freiras Bernardas, do extinto Convento de Santa Mafalda.

As freiras, para além do facto de se servirem da sua arte doceira para presentearem altas individualidades civis ou religiosas a quem pretendiam agradar, cedo verificaram que a fama da sua doçaria tinha ultrapassado os muros do convento. Após a extinção das ordens religiosas nos princípios do século XIX, estas receitas de doces conventuais foram recuperadas, principalmente através de laicas que, tendo vivido no convento, as conheciam. 

Os doces mais comuns, são sobretudo feitos à base de amêndoa e ovos!

  • CASTANHAS DOCES
  • BARRIGAS DE FREIRAS
  • ROSCAS DE AMÊNDOA
  • CHARUTOS DE AMÊNDOA
  • MORCELAS DOCES
  • PÃO DE SÃO BERNARDO

Castanha Doce - Doce de ovo e amêndoa, assado na brasa um a um. De aspecto semelhante a uma castanha (origem do seu nome) .

Barrigas de Freira - É um creme de cor amarela, espesso, feito com ovos, açúcar, amêndoa, pão, água e polvilhado com canela.

Morcelas Doces - Doce de pão, amêndoa, manteiga, canela e açúcar. Este é um doce, em forma de morcela, que encontra na  ligação entre o açúcar, o sal (pão e manteiga) e a canela.

Charutos de Amêndoa - Doce de ovo e amêndoa envolto em folha de hóstia. Este é um doce que liga a forte presença da amêndoa e o requinte da hóstia.

Roscas de Amêndoa - Doce de ovo e amêndoa coberto com calda de açúcar.

Pão de São Bernardo - Pão doce à base de farinha, ovos e açúcar. O Pão de São Bernardo é pouco doce, muito leve e solto, deve ser partido à mão para manter a sua leveza.